Mayo Clinic News Network

News Resources

Share this:

Posted by mayonewsreleases (@mayonewsreleases) · Oct 17, 2012

A Mayo Clinic, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Iniciativa Salud Mesoamérica 2015 anunciam colaboração para aperfeiçoar assistência obstétrica e neonatal

Lima (Peru) — A Clínica Mayo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Iniciativa Salud Mesoamérica 2015 (SM2015) anunciam hoje um novo acordo de colaboração para aperfeiçoar a assistência obstétrica e neonatal na América Latina, a começar por Honduras. O acordo de colaboração foi anunciado em Lima, Peru, durante a conferência internacional "Power: Women as Drivers of Growth and Social Inclusion" ("Poder: Mulheres no Comando do Crescimento e da Inclusão Social"), com patrocínio conjunto do BID, do Departamento de Estado dos EUA e do Ministério do Desenvolvimento e da Inclusão Social do Peru.

Com base uma iniciativa em andamento, a Clínica Mayo vai fornecer treinamento médico a especialistas locais em dois hospitais em San Pedro Sula, Honduras. Através de técnicas educacionais e simulações inovadoras, o treinamento vai aprimorar a expertise obstétrica e neonatal dos médicos. O programa de treinamento vai seguir o esquema "PRIMER" (Procedural Repetition Involving Montessori-type Experience and Rehearsal – Recapitulação de procedimentos envolvendo experiência e prática pelo método Montessori), um esforço de treinamento de instrutores (train-the-trainer) que usa a simulação como plataforma. O BID e a Iniciativa Salud Mesoamérica 2015 vão fornecer conhecimentos, orientação e recursos para desenvolver o programa, cuja metodologia de treinamento por simulação pode ser aplicada em outras disciplinas médicas, em outras comunidades e, a seu tempo, em outros países da América Latina.

"Estamos muito satisfeitos com esse esforço de colaboração com o BID e a Iniciativa SM2015 para expandir o antigo comprometimento da Clínica Mayo com a região e com a saúde mundial", disse a diretora-médica do programa humanitário global da Clínica Mayo, "Mayo Clinic Abroad", Patricia Simmons. "Temos a forte convicção de que as raízes profundas do BID na região, com seu compromisso, seus relacionamentos e sua rede de distribuição, em combinação com a expertise clínica e recursos educacionais da Clínica Mayo, terão um impacto significativo na assistência obstétrica e neonatal na América Latina. Um elemento essencial para fortalecer as mulheres é mantê-las saudáveis e estamos orgulhosos por poder trabalhar nessa parte fundamental desse fortalecimento", declarou.

"Esse acordo com a Clínica Mayo vai ajudar Honduras a aperfeiçoar a perícia e a destreza de nossos especialistas em saúde, algo que é fundamental hoje, considerando-se que a mortalidade neonatal está relacionada ao acesso limitado, difícil, a serviços e a profissionais qualificados, que prestam assistência pré-natal e pós-natal", explicou a secretária-executiva da Iniciativa SM2015, Dr. Emma Iriarte. "Uma de nossas metas é apoiar os esforços dos governos mesoamericanos para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na área de saúde e, com esse esforço conjunto com a Clínica Mayo, vamos atender a população que precisa dos serviços de saúde mais básicos, prestados por profissionais qualificados", afirmou.

Em Português Portuguese Portuguese news release

 

Have something to say? Please login or register to respond.


Log in

version 2.8.2.2
Page loaded in 0.512 seconds