Mayo Clinic News Network

News Resources

Items Tagged ‘Portuguese news release’

July 2nd, 2014 · Leave a Comment

Pesquisadores de Mayo Clinic revelam “achado valioso” sobre genes que têm papel fundamental no câncer de rim

By Kevin Punsky

JACKSONVILLE, Flórida —Análises genômicas de carcinomas de células renais de células claras (ccRCC — clear cell renal cell carcinoma) de 72 pacientes, revelaram 31 genes que são peças-chave no desenvolvimento, crescimento e disseminação do câncer, informam pesquisadores da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida. Desses genes, oito não haviam sido relacionados, anteriormente, ao câncer de rim; e outros seis genes, ao que se sabia até então, nunca foram ligados a qualquer forma de câncer. O ccRCC é a forma mais comum de câncer de rim.

Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


June 5th, 2014 · Leave a Comment

Estudo ALTTO sobre terapia combinada anti HER2, no Câncer de Mama, indica que um único agente, o Trastuzumabe, permanece como o padrão ouro de tratamento

By Paul Scotti

CHICAGO — No maior estudo clínico já realizado para analisar a eficácia do tratamento do câncer de mama HER2 positivo, com um ou com a combinação de dois medicamentos, os pesquisadores relataram que o uso do lapatinibe (Tykerb) não apresentou  benefício ao tratamento auxiliar padrão com trastuzumabe (Herceptin), conforme apresentado durante o  50º encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO — American Society of Clinical Oncology).

Resultados do estudo clínico de fase III ALTTO (Adjuvant Lapatinib and/or Trastuzumab Treatment Optimization Study) demonstraram que ao acrescentar lapatinibe ao tratamento com trastuzimabe e quimioterapia não melhorou os resultados gerais para os pacientes (definidos como sobrevida livre da doença ou sobrevida total) e que o uso de lapatinibe aumentou de forma significativa a toxicidade do tratamento. Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


June 5th, 2014 · Leave a Comment

Tamanho do tumor é fator determinante para resposta a tratamento com medicamento promissor para tratamento de melanoma

By Paul Scotti

CHICAGO — Ao examinar porque alguns pacientes com melanoma avançado respondem tão bem à imunoterapia experimental MK-3475, enquanto outros obtêm uma resposta mais fraca, pesquisadores da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida, descobriram que o tamanho dos tumores, antes do tratamento, era a variável mais forte. Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


June 5th, 2014 · Leave a Comment

Pesquisadores da Mayo Clinic decodificam falhas em conexões cerebrais que podem causa TDAH

By Kevin Punsky

JACKSONVILLE, Flórida — Neurocientistas da Clínica Mayo em Jacksonville, na Flórida, e da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, trouxeram uma luz para a compreensão de falhas na conexão dos neurônios no sistema de compensação cerebral cérebro, contribuindo para problemas como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


May 21st, 2014 · Leave a Comment

Pesquisadores da Mayo Clinic dizem que molécula ligada a câncer de pâncreas agressivo oferece possíveis avanços clínicos

By Kevin Punsky

JACKSONVILLE, Flórida, 21 de maio de 2014 — Pesquisadores da Clínica Mayo em Jacksonville, Flórida, descobriram uma enzima que, segundo eles, está estreitamente ligada ao nível de agressividade do câncer do pâncreas em um paciente.

Os pesquisadores dizem que o estudo, publicado no jornal Molecular Cancer Research, fornece percepções fundamentais sobre a forma mais agressiva da doença, que é um dos tipos de câncer mais fatais para o ser humano.

O estudo também se refere a alguns possíveis avanços clínicos no futuro, tais como uma maneira de medir o benefício para pacientes, individualmente, e traz percepções sobre uma terapia potencial para interromper a atividade da enzima, conhecida como Rac1b. Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


May 12th, 2014 · Leave a Comment

Forma atípica de doença de Alzheimer pode estar presente em um grande número de pacientes, diz a Mayo Clinic

By Nancy Skaran

JACKSONVILLE, Flórida — Neurocientistas da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, definiram um subtipo de doença de Alzheimer (DA) que não é bem identificada, nem tratada apropriadamente.

 

A forma variante de Doença de Alzeimer que não afeta o hipocampo, representa 11% de um total de 1.821 casos de cérebros com Doenca de Alzeimer confirmados e examinados pelos pesquisadores da Clínica Mayo, o que sugere que esse subtipo é relativamente comum na população em geral. A Associação da Alzheimer estima que 5,2 milhões de americanos convivem com a doença de Alzheimer. E como quase a metade dos casos de DA que não afeta o  hipocampo não é diagnosticada corretamente, é possível significar que bem mais de 600.000 americanos têm essa variante da doença de Alzheimer, afirmam os pesquisadores. Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


April 23rd, 2014 · Leave a Comment

Colesterol e seu tratamento: Um novo enfoque de aplicação

By Nancy Skaran

JACKSONVILLE, Flórida — Um dos grandes problemas de saúde, hoje em dia, está relacionado ao aumento dos níveis de colesterol no sangue. A ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, o sedentarismo, o ritmo de vida acelerado e o tabagismo se traduzem em um aumento das patologias conhecidas como “não transmissíveis” ou crônicas. Dessas, as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, relacionadas diretamente com a maior ingestão de gorduras, ocupam os primeiros lugares como causa de mortalidade em nível global. Por isso, a ciência médica trabalha sem descanso para desenvolver novos medicamentos e novas terapias para fazer frente a esses problemas de uma maneira mais eficaz. Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


April 22nd, 2014 · Leave a Comment

Neurologistas da Mayo Clinic lideram estudo internacional para testar melhor método para prevenir AVC

By Nancy Skaran

A verba de US$ 39,5 milhões para financiar o estudo do AVC é uma das maiores já concedidas a pesquisadores da Mayo Clinic na Flórida.

JACKSONVILLE, Flórida — Medicamentos são tão seguros e eficazes quanto a cirurgia ou implante de stent para prevenir um acidente vascular cerebral (AVC), causado pelo acúmulo de placas nas artérias carótidas? Isso é o que o neurologista da Clínica Mayo na Jacksonville, Flórida, Thomas G. Brott quer descobrir.

“Essa é uma pergunta fundamental”, diz Thomas Brott. “A qualidade dos medicamentos que temos hoje indicam que não é mais necessário realizar procedimentos invasivos em pacientes que não apresentam sinais de advertência de AVC. Mais de 100.000 cirurgias das carótidas e de implante de stents nas artérias carótidas são realizadas todos os anos nos Estados Unidos, em pacientes em risco — e isso pode não ser necessário”, ele afirma. Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


March 12th, 2014 · Leave a Comment

Tratamento Paliativo Perguntas e Respostas

By Nancy Skaran

JACKSONVILLE, Flórida, 12 de março de 2014 — Quando um paciente recebe um diagnóstico indicando que sua doença não tem cura, ele e sua família entram em um processo de mudanças radicais em suas vidas. O tratamento paliativo visa oferecer cuidados completos aos pacientes afetados e a suas famílias. Isso inclui o controle da dor e outros sintomas, bem como a resolução de problemas psicológicos, sociais e espirituais, um trabalho que deve ser feito por uma equipe multidisciplinar de profissionais.

Robert Shannon, M.D.Em vista da importância desse assunto, o médico Robert Shannon, da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, respondeu perguntas sobre esse modelo de tratamento e as diferenças com os métodos tradicionais de cura. Shannon é professor adjunto de Medicina da Família e Medicina Paliativa na Clínica Mayo.

O que é tratamento paliativo?
A Organização Mundial de Saúde o define como “o tratamento completo e ativo de pacientes, cujas doenças não mais respondem a tratamentos curativos; portanto, o objetivo principal é conseguir controlar a dor e outros sintomas, bem como problemas psicológicos, sociais e espirituais”.

Como esse tratamento pode ser descrito?
Ele não se relaciona a temas como “a boa morte” ou “como morrer”; em vez disso, se relaciona com “viver bem”, mesmo no caso de uma doença incurável. Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this


March 6th, 2014 · Leave a Comment

O exercício físico é a melhor arma contra a “globesidade”

By Nancy Skaran

JACKSONVILLE, Flórida — A obesidade e seu precedente imediato, o sobrepeso, são duas das grandes “epidemias” da vida moderna. Paradoxalmente, são consequências indesejadas da melhora generalizada do nível de vida das pessoas e do maior acesso a alimentos mais refinados, ricos em proteínas mas também em gorduras, carboidratos e açúcares. Atualmente, se discute se a melhor solução para os que enfrentam a obesidade ou o sobrepeso é um tratamento ou fazer exercícios para melhorar a condição física. Nos Estados Unidos, há um jogo de palavras entre “fatness” e “fitness” — uma tradução livre seria “aptidão física” versus “gordura física”. O diretor do Programa de Reabilitação Cardiopulmonar da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, Jorge Trejo-Gutierrez, explica o problema.

Dr. Jorge Trejo-GutierrezA obesidade e o sobrepeso são realmente um problema de saúde pública no mundo?
Sim. Tanto que foi criado o termo “globesidade” para refletir o aumento de pessoas obesas em todo o mundo. Nos últimos 30 anos, o número de obesos cresceu de forma preocupante na Europa Ocidental e Oriental, nos Estados Unidos, Canadá, Ásia Oriental, América Central, América Latina tropical, Norte da África e Oriente Médio.

Read the rest of this entry »

View full entry · Comment on this