-
Mayo Clinic abre centro de simulação avançado para treinamento de equipes médicas e comunidade
JACKSONVILLE, Flórida — Equipes médicas e organizações comunitárias podem aprender e praticar técnicas médicas em um ambiente altamente realista e seguro, com a abertura do Centro de Simulação J. Wayne e Delores Barr Weaver da Clínica Mayo na Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida.
No Centro de Simulação Weaver, as equipes médicas podem praticar de tudo, desde técnicas básicas às mais complicadas situações, com um realismo impressionante, antes de se dedicarem ao tratamento de pacientes.
O centro faz parte de um anexo de dois andares do Edifício Vincent A. Stabile. Ocupa 887 metros quadrados, com espaço para expandir. A uma doação de US$7 milhões de J. Wayne e Delores Barr Weaver, somada a doações de outros benfeitores, possibilitou a instalação do centro.
"Através da simulação médica, podemos disponibilizar treinamento prático, interativo, o que aperfeiçoa a segurança de nossos pacientes e da equipe", diz o CEO da Clínica Mayo de Jacksonville, William C. Rupp, M.D. "Nossa comunidade tem a grande felicidade de ter os Weavers, que se importam muito com a promoção da saúde e do bem-estar de nossa população", afirma.
Prática segura da medicina
A simulação se tornou imprescindível em diversos setores, da aviação à saúde, em que equipes multidisciplinares estão usando tecnologia avançada.
A simulação:
- Ajuda os profissionais a se tornarem melhores e mais rápidos no uso de habilidades fundamentais
- Melhora o trabalho de equipe, a confiança e a segurança
- Cria oportunidades para testar com segurança ideias e técnicas inovadoras.
"Vemos nossa instalação como o principal centro de simulação no Sudeste dos Estados Unidos", diz o diretor médico do centro, o urologista David Thiel, M.D.
"O centro de Jacksonville também pode se vincular aos centros de simulação da Mayo em Minnesota e Arizona, para funcionar como um único centro, de forma que podemos compartilhar conhecimentos em nossa comunidade, na região ou no país", declara.
Quando o médico William Palmer e sua equipe de enfermeiros e terapeutas da Clínica Mayo enfrentaram quatro emergências de paradas cardíacas, em uma noite, eles sabiam exatamente o que fazer, porque praticaram com equipamento de simulação no campus, antes da abertura do centro.
A equipe administrou com sucesso quase 15.000 compressões torácicas, três intubações por via aérea e 14 tratamentos por cardioversão (choque elétrico no tórax). Todos os pacientes sobreviveram.
"A simulação fornece um ambiente no qual podemos enfrentar casos complicados e praticar, de forma a minimizar os riscos para os pacientes", diz William Palmer.
O centro pode ser usado por todo o pessoal para praticar serviços hospitalares de forma segura, eficaz e eficiente, tais como:
- Técnicas de limpeza e manutenção
- Técnicas de enfermagem
- Levantar e mover pacientes com segurança
- Situações de emergência
- Cirurgias complexas
- Conversas sensíveis com os pacientes
Ambiente de aprendizado avançado
As salas do centro são réplicas dos espaços reais da Clínica Mayo de Jacksonville e incluem:
- Sala de cirurgia
- Unidade de tratamento intensivo
- Suíte de medicina de emergência
- Quarto de paciente internado
- Quarto de paciente externo
- Salas de controle, onde instrutores podem manejar cada complexidade da simulação
"Pacientes" são interativos e podem incluir atores treinados, bem como manequins altamente avançados, que podem falar, suar, sangrar e exibir sintomas tais como palpitações cardíacas e dilatação das pupilas.
Os equipamentos avançados incluem:
- Simulador de técnicas de cirurgia robótica
- Simulador de cirurgia laparoscópica complexa
- Simulador de colonoscopia
- Simulador de ultrassom com recursos interativos em tempo real
- Mesa de dissecação virtual
- Mesa de radiografia e blindagem de chumbo para fluoroscopia e outras técnicas de geração de imagens
- Recurso de gravação de video
Um recurso para a comunidade
O Centro de Simulação Weaver também servirá como um recurso para organizações comunitárias, programas de enfermagem e estudantes de segundo grau interessados em saber mais sobre a profissão médica.
Seu centro de ensino, com 60 cadeiras, está disponível para equipes médicas observar e avaliar simulações, bem como para grupos comunitários conduzir programas educacionais.
"Delores e eu acreditamos que o treinamento por simulação exercerá um tremendo impacto no aperfeiçoamento da qualidade geral do tratamento médico em Jacksonville", diz J. Wayne Weaver.
"Estamos ansiosos para ver organizações comunitárias compartilhando esse recurso e se beneficiando da expertise da Clínica Mayo", diz Delores Barr Weaver.