-
Mayo Clinic descobre desvio que faz com que o câncer de pulmão em estágio inicial cresça de forma descontrolada
JACKSONVILLE, Florida — Alterações celulares que, se presumia, aconteciam apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais de câncer de pulmão, de uma forma incontrolável, afirmam pesquisadores da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida. A descoberta, relatada na edição de 11 de julho do jornal Science Translational Medicine, representa um novo entendimento da extensão da transformação que ocorre no desenvolvimento do câncer de pulmão inicial — e provavelmente muitos outros tipos de tumores, dizem os cientistas. Eles acrescentam que a descoberta também aponta para uma possível estratégia para interromper esse processo, conhecido como transição epitelial-mesenquimal (EMT — epithelial-mesenchymal transition).
"Nosso estudo indica a EMT como uma etapa fundamental na progressão do câncer de pulmão, durante os estágios iniciais do desenvolvimento da doença", diz o principal pesquisador e especialista em biologia do câncer, Derek Radisky, Ph.D.
"As células normais reconhecem quando estão sendo divididas muito rapidamente e ativam programas que bloqueiam a divisão inadequada das células", diz. "Aqui descobrimos que as células do câncer de pulmão em estágio inicial se desviam do processo EMT, para evitar esses programas de controle da divisão celular descontrolada".
A descoberta pode oferecer uma nova maneira de prevenir a progressão para estados mais avançados do câncer, possivelmente por inibir o funcionamento de uma molécula em particular, afirma Dr. Radisky.
Como a EMT é um processo de transição para estágios finais da doença bem conhecido e que ocorre em todas as espécies de tumores sólidos, os pesquisadores acreditam que o mesmo processo EMT que encontraram no câncer de pulmão em estágio avançado provavelmente ocorre também em outros tipos de câncer.
EMT é um processo biológico usado no desenvolvimento embrionário para permitir o desenvolvimento do corpo, que requer a capacidade das células e dos tecidos de se transformar de um tipo para outro e se desenvolver em uma maneira orquestrada.
O câncer em estágio avançado usa o processo EMT para alterar as células do tumor para uma forma que pode migrar pelo sangue.
"As lacunas em nosso conhecimento sobre o câncer de pulmão não nos permitem desenvolver tratamentos específicos mais eficazes", diz o pesquisador. "Esse estudo nos oferece novos e ótimos indícios para uma nova abordagem do tratamento do câncer de pulmão e, possivelmente, de outros tipos de câncer, em estágio o mais inicial possível".
Entre os coautores do estudo estão pesquisadores da Clínica Mayo de Rochester, Minnesota; do Hospital Universitário Giessen e Marburg, na Alemanha; do Instituto do Câncer de Ontário, em Toronto; e da Universidade do Colorado, em Denver.
O estudo foi financiado por doações do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e pela Fundação James e Esther King.
Para mais informações sobre tratamento de câncer de pulmão e outros tipos de câncer na Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, os interessados podem contatar o seu departamento de Serviços Internacionais pelo telefone 904-953-7000 ou pelo email para intl.mcj@mayo.edu.