• Health & Wellness

    A Mayo Clinic, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Iniciativa Salud Mesoamérica 2015 anunciam colaboração para aperfeiçoar assistência obstétrica e neonatal

Lima (Peru) — A Clínica Mayo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Iniciativa Salud Mesoamérica 2015 (SM2015) anunciam hoje um novo acordo de colaboração para aperfeiçoar a assistência obstétrica e neonatal na América Latina, a começar por Honduras. O acordo de colaboração foi anunciado em Lima, Peru, durante a conferência internacional "Power: Women as Drivers of Growth and Social Inclusion" ("Poder: Mulheres no Comando do Crescimento e da Inclusão Social"), com patrocínio conjunto do BID, do Departamento de Estado dos EUA e do Ministério do Desenvolvimento e da Inclusão Social do Peru.

Com base uma iniciativa em andamento, a Clínica Mayo vai fornecer treinamento médico a especialistas locais em dois hospitais em San Pedro Sula, Honduras. Através de técnicas educacionais e simulações inovadoras, o treinamento vai aprimorar a expertise obstétrica e neonatal dos médicos. O programa de treinamento vai seguir o esquema "PRIMER" (Procedural Repetition Involving Montessori-type Experience and Rehearsal – Recapitulação de procedimentos envolvendo experiência e prática pelo método Montessori), um esforço de treinamento de instrutores (train-the-trainer) que usa a simulação como plataforma. O BID e a Iniciativa Salud Mesoamérica 2015 vão fornecer conhecimentos, orientação e recursos para desenvolver o programa, cuja metodologia de treinamento por simulação pode ser aplicada em outras disciplinas médicas, em outras comunidades e, a seu tempo, em outros países da América Latina.

"Estamos muito satisfeitos com esse esforço de colaboração com o BID e a Iniciativa SM2015 para expandir o antigo comprometimento da Clínica Mayo com a região e com a saúde mundial", disse a diretora-médica do programa humanitário global da Clínica Mayo, "Mayo Clinic Abroad", Patricia Simmons. "Temos a forte convicção de que as raízes profundas do BID na região, com seu compromisso, seus relacionamentos e sua rede de distribuição, em combinação com a expertise clínica e recursos educacionais da Clínica Mayo, terão um impacto significativo na assistência obstétrica e neonatal na América Latina. Um elemento essencial para fortalecer as mulheres é mantê-las saudáveis e estamos orgulhosos por poder trabalhar nessa parte fundamental desse fortalecimento", declarou.

"Esse acordo com a Clínica Mayo vai ajudar Honduras a aperfeiçoar a perícia e a destreza de nossos especialistas em saúde, algo que é fundamental hoje, considerando-se que a mortalidade neonatal está relacionada ao acesso limitado, difícil, a serviços e a profissionais qualificados, que prestam assistência pré-natal e pós-natal", explicou a secretária-executiva da Iniciativa SM2015, Dr. Emma Iriarte. "Uma de nossas metas é apoiar os esforços dos governos mesoamericanos para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na área de saúde e, com esse esforço conjunto com a Clínica Mayo, vamos atender a população que precisa dos serviços de saúde mais básicos, prestados por profissionais qualificados", afirmou.

Related Articles